Select Page

Quando pensa em vender a sua casa, há certos fatores a ter em consideração que vão influenciar o interesse do comprador: a localização, o tamanho da casa, o preço, a apresentação, os serviços em redor da casa…

No entanto, vamos focar-nos na apresentação da casa, que é a única coisa (para além do preço) que pode mudar.

O aspeto da casa é um ponto importante na tomada de decisão do comprador, por isso, se a casa estiver bonita e arrumada tem mais probabilidade de a vender e mais rapidamente.

Aqui ficam algumas dicas para melhorar a apresentação da sua casa:


  • Pequenos arranjos: se a casa precisa de uns reparos, deve fazê-los. Não vale a pena investir em grandes remodelações, se pode não ter o retorno esperado na venda. No entanto, se houver danos como azulejos partidos ou tomadas com defeito, deve corrigi-los. Para além disso, elimine entupimentos, sinais de humidade e danos provocados por móveis, como riscos no chão.
    Estes pequenos pormenores fazem toda a diferença!
  • Limpeza e arrumação: A casa deve estar limpa e arrumada! Este ponto é dos mais importantes a seguir. Não pode ter loiça suja na pia, teias de aranha na parede, cama por fazer ou cheiro de animais de estimação, pois isso vai, sem dúvida nenhuma, afastar os potenciais compradores. Por isso, limpe tudo muito bem e mantenha a casa arrumada.
  • Elimine a sua presença/personalidade: Retire todos os seus objetos pessoais! Quando os potenciais compradores visitam a casa, eles procuram imaginar-se a viver nela e isso não é possível se a casa estiver cheia de objetos com os quais não se identificam. Deve retirar a sua roupa, fotos de família, lembranças de viagens, brinquedos de criança e ícones religiosos. Deve ter uma decoração o mais neutra possível.

“A decisão de compra normalmente é emocional”

  • Retire parte da mobília: o que se procura é um aspeto mais “clean”. Livre-se dos movéis velhos ou outra mobília que não seja essencial, assim não terá um aspeto tão cheio de coisas e as divisões vão parecer mais espaçosas.
  • Boa iluminação: Quando mostrar o seu imóvel, tenha em consideração a iluminação e abra as janelas/afaste os cortinados. A luz natural é sempre uma mais valia para o imóvel.
  • Anúncio de apresentação: Quando faz o anúncio do seu imóvel deve sempre fornecer o máximo de informações sobre as características do imóvel e imagens de apresentação. Na descrição, fale sobre o número de quartos, utilidades da casa (ex.: máquina de lavar roupa/loiça, aquecimento a gás, …), serviços nas proximidades (como escolas, cinemas, supermercados, restaurantes) e restrições de animais de estimação. Para além disso, as fotografias que acompanham o anúncio devem mostrar todas as divisões e seguir as indicações de apresentação dos pontos anteriores.

Estas são algumas dicas que o podem ajudar a vender a sua casa muito mais rapidamente.

No entanto, se prefere deixar esse trabalho para um profissional, nós podemos ajudar!