Select Page

A cozinha é uma zona da casa que rapidamente se desarruma. Num momento está tudo bonitinho e de repente, tiramos uma panela para fazer um pouco de massa e fica um caos! Parece que a loiça suja aparece no lavatório sozinha. Como é que isso acontece?

Bem, o melhor é mesmo arranjar uma máquina de lavar a loiça, porque de outra forma ela não se vai lavar sozinha.

Pode fazer outras coisas pela arrumação da sua cozinha e nós damos-lhe 3 dicas bem práticas.

  1. Utilize jarros

Em vez de ter pacotes de massa, arroz, feijão e especiarias abertos por todo o lado, opte por colocá-los dentro de frascos, de preferência frascos herméticos. São ótimos para preservar a qualidade dos alimentos por ficarem selados e assim evitar a contaminação do ar e outros sabores.

Poderá colocar etiquetas para uma melhor identificação dos ingredientes e depois só terá de os arrumar com uma disposição agradável para si.

Vai ver que fica bonito e é muito prático!

2. Arrumar o Frigorífico

O frigorífico pode ser outra dor de cabeça. Muitas coisas vão lá parar e a certa altura já nem sabemos o que temos por lá.

A nossa sugestão é dar uma limpeza e arrumação geral ao seu frigorífico de quando em vez, para evitar os maus cheiros, a comida esquecida e verificar os prazos de validade de embalagens.

Comece por retirar tudo e limpar as prateleiras e gavetas do frigorífico.  Veja também a validade das embalagens que tem e coloque no lixo aquelas que já não pode consumir.

A nível da arrumação e disposição do frigorífico, a sugestão é que estabeleça prateleiras para os diferentes tipos de alimentos: uma prateleira só para os vegetais, outra para os queijos e outros ingredientes que costume usar nas suas sandes, outra para colocar os molhos, outra para os sumos e por aí em diante; para que consiga rapidamente encontrar o que procura.

3. Ordenar caixinhas de plástico

Quem nunca andou à procura da tampa correspondente para uma caixinha que se acuse. Caixas e mais caixinhas, de todos os tamanhos acompanhadas de tampas de todas as cores!

A solução para o caos das caixas de plástico é simples, não desespere. Só precisa de encaixar os recipientes com o mesmo tamanho uns nos outros e as tampinhas agrupadas umas em cima das outras. Depois só tem de arrumar numa gaveta ou divisória com as tampas junto às caixas correspondentes.

Vai ver que assim nunca mais terá de andar à procura.

Experimente!