Select Page

Uma mudança de casa é sempre um evento stressante e cansativo. Quando decide mudar de casa, tem de se organizar e pensar que também terá de transportar todos os seus pertences e, no fundo, “levar a casa às costas” para outra morada.

Esta pode ser uma tarefa esgotante e, foi a pensar em si, que apresentamos estas 6 dicas de como organizar uma mudança de casa, para o ajudar a preparar-se e evitar que cometa alguns erros comuns nesta situação.

Conheça então as nossas sugestões.

1) Planeie com antecedência

O melhor que tem a fazer é planear com antecedência, assim terá tempo para tratar das várias questões que surgem durante uma mudança de casa.

    Vai precisar de contratar uma empresa de mudanças? Consegue fazê-las sozinho ou precisa da ajuda de amigos e familiares? Se vai necessitar de contratar um serviço de mudanças, pesquise, informe-se e faça os contactos e agendamentos necessários com antecedência.

O mesmo se passa com os seus amigos e familiares. Contacte-os a requisitar ajuda para a mudança, questionando as suas disponibilidades. Assim, quando chegar o dia de se mudar, sabe com quem contar.

   Compre caixas para embalar tudo. Tente perceber a quantidade de embalagens que irá precisar para conseguir levar tudo e, se precisar, compre caixas ou embalagens para arrumar tudo o que precisa de transportar.

Para além disso, comece a embalar com antecedência. Não precisa de encaixotar tudo de uma vez, mas pode começar por embaçar os itens menos essenciais ou as coisas que não são tão utilizadas e não irá precisar por enquanto.

2) Faça listas!

Numa altura atribulada, como costuma ser uma mudança de casa, a nossa cabeça está a pensar em 1001 coisas e, por vezes, podemos não conseguir focar tudo a 100% e algumas coisas poderão ficar esquecidas.

Faça uma lista de tudo o que pretende levar consigo, dos contactos que precisa de fazer e uma lista daquilo que ficará para o último dia.

Não pense que “depois vou-me lembrar disto!” e anote! Poderá mesmo esquecer-se e não vale a pena criar mais stress por causa de caixas esquecidas.

3) Empacote tudo e organize as caixas

Durante a arrumação irá perceber o acumular de caixas caixinhas e caixotes e, a certa altura, já não vai saber onde está o quê. Por isso, organize as suas caixas com ordem, por exemplo itens da casa de banho numa caixa, outra só dedicada a cabos (cabos de TV, tomadas, carregadores), roupas de inverno de um lado, roupas de verão noutro, e por aí fora.

Identifique as caixas. Pode utilizar um sistema de cores para dividir as caixas por divisões da casa assim, quando chegar à casa nova, saberá onde as arrumar.

                Por exemplo: Amarelo – itens da sala

                                         Azul – casa de banho

Para além do sistema de cores, pode ser mais específico e identificar o que está dentro da caixa, legendando (ex.: panelas e frigideiras, roupa do quarto…) assim, se precisar de algo em concreto saberá onde encontrar.

Faça uma mala com o essencial que irá precisar logo no primeiro dia na casa nova: um par de roupas, produtos de higiene (não se esqueça do papel higiénico!), uma muda de roupa para a cama, utensílios básicos de cozinha, … Desta forma facilita os seus primeiros dias enquanto a casa ainda está a ser organizada.

           Outras dicas a ter em consideração:

– Coloque os itens pesados, ou que não se partam, no fundo das caixas;

– Roupas em cabides podem ser colocadas assim diretamente dentro das caixas ou sacos;

– Use caixas do tamanho certo: os itens pesados, como livros, devem ir dentro de caixas pequenas e os itens leves, como roupas da cama e travesseiros, em caixas maiores. Isto porque se encher caixas grandes com itens pesado, elas vão tornar-se um problema para transportar e tornar o seu trabalho mais difícil, sendo que também há uma maior probabilidade da caixa se desmontar ou algum objeto de partir.

4) Doar o que já não vai usar

Durante as arrumações vai encontrar várias coisas que já não usa ou não precisa. Em vez de as levar consigo para a nova casa e ficarem lá a ocupar espaço ou, em vez de as colocar no lixo, dê uma nova vida a esses objetos e ajude outras pessoas à doe o que já não precisa!

Tem roupas no armário paradas há anos? Separe e faça doações a quem precisa. Também poderá doar brinquedos e móveis que já não vai usar. Não só serão um peso a menos na sua mudança, como fará alguém feliz por recebê-los. Faça questão de doar apenas peças que estejam em boas condições e possam ser reutilizadas.

5) Arrume a casa nova

Quando terminar a mudança terá uma nova casa cheia de caixas de todos os tamanhos por todo o lado. Não stresse, nem pense que conseguirá fazer tudo num só dia, pois pode demorar algum tempo até ter tudo em ordem.

Se identificou as caixas, será muito mais fácil saber o que contém cada uma delas, então comece por colocá-las nas divisões a que pertencem. Comece a arrumação pelo mais importante e por aquilo que irá precisar com mais urgência, como é o caso dos utensílios de cozinha, produtos da casa de banho, roupa, etc.

Vá fazendo as arrumações aos poucos, mas não cometa o erro de deixar os produtos dentro das caixas, nem procrastine a arrumação, ou ficarão empacotados indefinidamente. 

Se não sabe o que fazer com certas caixas ou já não precisa desses itens, doe!

6) Cancelar serviços e atualizar moradas

Não se esqueça de cancelar serviços associados à antiga morada, como contratos de internet e TV ou subscrições de revistas e jornais. Se pretende manter esses serviços na nova casa, faça questão de contactar as entidades responsáveis e proceder à atualização de morada. 

Não deixe também de alterar os endereços de correspondência com o seu banco, seguros, planos de saúde ou outros serviços, público ou privados, que precisam de ser comunicados, para que a sua correspondência chegue ao local certo e evite pagar multas, simplesmente porque uma conta não chegou ao destino.

Para não se esquecer das entidades a contactar, faça uma lista!

A mudança de casa é sempre um evento importante, portanto esperamos que as nossas dicas o ajudem e tornem este processo mais fácil e tranquilo.

Casa nova, vida nova!

Se quer comprar uma nova casa, fale connosco para encontrarmos o seu imóvel de sonho.

Contactos

_______________________

 

210 993 680 | 911 593 235

info@tecniimoveis.pt