Select Page

Um chão de madeira é um acabamento incrível para ter em sua casa que, quando cuidado, transmite sofisticação e delicadeza aos ambientes. No entanto, este tipo de piso requer alguns cuidados especiais a adotar, principalmente na hora de higienizar e fazer a manutenção deste tipo de revestimento.

Por isso, mostramos-lhe 5 cuidados que deve ter com o piso de madeira que o ajudarão a manter um piso imaculado durante mais tempo.

 

Cuidados a ter com um chão de madeira:

1. Evite produtos de limpeza!

Principalmente os que contêm álcool e lixívia.

Quando fizer a higienização do piso de madeira, opte por limpá-los com produtos dedicados especificamente a madeiras ou, na impossibilidade de usar um produto exclusivo, limpe apenas com um pano húmido e um pouco de sabão natural.

2. Preserve as áreas de maior circulação

Para preservar o piso, coloque tapetes nas entradas e nos locais onde passa mais vezes ao dia. Estes locais podem desgastar-se mais rapidamente fazendo com que seja necessário investir na renovação do material.

A utilização de tapetes nessas áreas protege o piso e aumenta a sua vida útil.

3. Evite riscos

O chão de madeira é frágil pelo que, quando arrasta um móvel ou uma cadeira, há probabilidade de danificar o material.

Assim, uma solução simples passa por colocar um pedaço de feltro na base dos móveis e nos “pés” das cadeiras, mesas, etc. Desta forma, ao movê-los evita causar danos no piso de madeira.

4. Cuidado com a humidade!

A madeira utilizada no interior da casa poderá ter algum tratamento, mas não está preparada para suportar humidade elevada. Por este motivo, a água pode danificar o material, além de poder provocar o aparecimento de fungos e mofo.

Evite limpar o piso de madeira aplicando água diretamente e, se derramar algum líquido, limpe imediatamente e ventile o espaço.

5. Evite utilizar cera ou verniz.

Esta dica pode parecer estranha, uma vez que as madeiras utilizadas no piso, à partida passam por tratamento e envernização. No entanto, é importante que deixe este trabalho para os profissionais e apenas quando o material já começa a ficar desgastado e opaco. Se pretende fazer você mesmo, lembre-se de aplicar apenas uma camada bem fina de cera transparente para dar uma nova vida ao piso de madeira.

Estas são as nossas dicas para cuidar do seu chão de madeira e, se as seguir rigorosamente, conseguirá mantê-lo impecável por muito mais tempo e aumentar a sua vida útil. Experimente!

Morada

  • Rua Francisco Canas
    nº 23, AZ, 
    Centro Empresarial Loures

Horário

  • Segunda a Sexta
    9:00 às 18:00